Nos primeiros dias de vida, é normal o bebê soluçar mais de uma vez por dia. O soluço são contrações do diafragma, provocadas pela irritação ou pela estimulação desse músculo, que ainda é imaturo.
O que causa?
A causa se dá pela falta de maturidade do sistema nervoso, que por falta de um controle adequado, provoca contrações repentinas e irregulares do diafragma.
Como na infância o diafragma ainda é imaturo, faz com que o soluço aconteça com mais frequência nas seguintes situações:
- A instabilidade do corpo
- Queda de temperatura
- Entrada de ar durante a amamentação, devido o movimento de sucção.
Geralmente o soluço dura muito pouco tempo nos bebês. Por isso não é necessário grandes esforços ou técnicas para eliminá-lo.
E “simpatias” funcionam?
A “simpatia” de colocar uma linha vermelha na testa do bebê é uma prática muito usada. Porém, não existe comprovação científica de que realmente funcione. Mas, como prática não faz mal para o bebê, ela pode ser feita.
O que fazer para melhorar?
- Em adultos e crianças maiores de 2 anos tomar água gelada pode melhorar, devido a mudança de temperatura que estimula o nervo vago (secreta os líquidos digestivos)
- Em bebês o indicado é amamentar, pois isso fará com que o diafragma volte no funcionamento normal
- Manter o bebê mais inclinado e sempre coloca-lo para arrotar, isso ajuda no funcionamento normal do músculo.
Fonte:
Tempo de amor e adaptação. Promoção de saúde da mulher no pós- parto e do recém nascido. Disponível em: http://www.ee.usp.br/cartilhas/cartilha_puerperio.pdf. Acesso em: 18/12/2018.