É recomentado pelo ministério da saúde que a criança seja amamentada sem restrições de horários e tempo de permanência na mama nos primeiros meses de vida. Isso é chamado amamentação em livre demanda.
Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com freqüência e sem horários regulares. Fique tranquila, isso vai se adequando conforme o tempo. O leite materno é bastante absorvido pelo corpo do bebê e como seu estômago é pequeno faz com que mame com mais frequência.
Como saber se o bebe esta sendo bem alimentado?
- Seio estiver vazio após as mamadas.
- Apresentar mais de 5 fraldas de urina ( xixi) por dia
- Aumento de peso
- Períodos de sono regulares e tranquilos.
Importante: Sentir a mama vazia, saiba que o seu leite tem 2 tempos e é necessário esvaziar para boa nutrição do bebe.
É normal as vezes o bebê soltar a mama, o ato de mamar cansa. O ideal é tentar retomar a amamentação por algumas vezes, mas se o bebe não quiser, não precisa forçar. Se caso o bebe sinta fome, menos de 30 minutos, volte para mesma mama.
Quanto que o bebê mama por dia?
Não tem uma regra, em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de 8 a 12 vezes ao dia. Muitas mulheres, principalmente as que estão inseguras e as com baixa autoestima, costumam interpretar o comportamento normal, como o choro, um sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resultar na introdução precoce e desnecessária de suplementos.
Saiba que o bebê chora também por:
- Adaptação do ambiente
- Frio ou calor
- Fralda suja
- Colo (pois ele não se sente seguro sozinho)
O tamanho da mama pode influenciar?
O tamanho das mamas pode exercer alguma influência no número de mamadas da criança por dia, mas não tem relação com a produção de leite, ou seja, o que muda é a capacidade de armazenamento, pois todo tipo de mama tem a capacidade de produzir o mesmo volume de leite em um dia.
- As mulheres com mamas mais volumosas têm uma maior capacidade de armazenamento de leite e por isso podem ter mais flexibilidade com relação à freqüência das mamadas
- As mulheres com mamas pequenas podem necessitar amamentar com mais freqüência devido a sua pequena capacidade de armazenamento do leite.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf>acesso em 28/06/2021.
SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Disponível http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/am_e_ac1.pdf.