O armazenamento adequado das medicações faz parte de um dos pilares da prevenção de acidentes na infância.
A prevenção de acidentes com medicamento começa desde a administração da medicação. Todo e qualquer medicamento deve ser administrado conforme é a recomendação ou prescrição médica.
Na hora de administrar a medicação para criança os pais nunca devem usar de artimanhas como “é um doce” “é uma bala”, nunca relacionar a medicação com uma guloseima que a criança gosta, pois isso gera um risco de intoxicação futura.
Estratégias de Prevenção
- Guarde-os em local trancado e fora do alcance das crianças.
- Leia sempre as bulas e siga corretamente as instruções antes de administrá-los às crianças, seguindo a prescrição médica e a indicação da bula para peso e idade. Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis.
- Além disso, evite tomar medicamento na frente das crianças. Nunca se refira a eles como doces ou balinhas. Medicamento é medicamento.
- Verifique o prazo de validade e jogue fora remédios vencidos. Não deixe comprimidos expostos no banheiro ou em lugares acessíveis aos menores, como a cabeceira da cama.
- Igual cuidado deve ocorrer para remédios guardados na bolsa. A criança pode abrir a bolsa, pegar as medicações e engolir.
- Não medique seus filhos no escuro, para evitar trocas perigosas.
- Medicamentos devem ser mantidos nas embalagens originais. Não guarde nas cartelas e demais recipientes drágeas e comprimidos que sobrarem do tratamento.
- Há locais específicos (em farmácias, por exemplos) para o descarte seguro de medicamentos vencidos.
Peguei meu filho consumindo a medicação, e agora?
O Ideal é identificar qual foi a medicação que a criança engoliu, dependendo da quantidade levar a criança ao pronto atendimento para avaliação médica.
Importante! Levar a caixa da medicação que foi consumida.
Referência
Cartilha de Acidentes Domésticos Infantis. <Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/299/o/Cartilha-Acidentes-Infantis.pdf?1504015854> Acesso em 12/12/2020.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Prevenção de Acidentes na Infância. < Disponível em http://itarget.com.br/newclients/sobep.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Clique-aqui.pdf> Acesso em 12/12/2020.