O método Mãe-Canguru é um tipo de assistência neonatal, baseada no contato pele a pele, precoce e progressivo, entre pai, mãe e bebê até se atingir a posição canguru.
O método foi pensado inicialmente na Colômbia, em 1979, para diminuir a mortalidade neonatal no país.
A ideia era simples: a colocação do recém-nascido contra o peito da mãe poderia promover maior estabilidade térmica, substituindo as incubadoras.
O método permitia ainda alta precoce do bebê de baixo peso, menor taxa de infecção hospitalar e maior qualidade da assistência. Tudo isso com menor custo para o sistema de saúde.
Apesar de o procedimento não ter melhorado a sobrevida das crianças prematuras, viu-se que a promoção do contato precoce entre mãe e bebê propiciava um vínculo afetivo e um melhor desenvolvimento da criança.
Desde então, carregar o recém-nascido prematuro contra o peito materno ganhou o mundo.
FASES:
O método é desenvolvido em três etapas:
Na primeira, quando o recém-nascido está impossibilitado de ficar junto à mãe e necessita de internação na unidade neonatal, inicia-se o contato direto pele a pele entre a mãe e o bebê, progredindo até a colocação do bebê sobre o tórax da mãe ou do pai.
Na segunda fase, a saúde do recém-nascido está estabilizada e ele pode contar com o acompanhamento contínuo da mãe. A posição canguru é mantida pelo maior tempo possível, como se fosse um estágio para a alta hospitalar.
Na terceira etapa, o bebê já recebeu alta hospitalar, mas ainda necessita de acompanhamento ambulatorial para avaliações de seu desenvolvimento físico e psicológico pela Equipe Multidisciplinar. Nesse período, o método também é aplicado continuamente.
Principais Dúvidas:
O bebê não sente frio por estar quase pelado?
Quando em contato pele a pele com a mãe, o bebê não sente frio, pois o calor do corpo da mãe o aquece na temperatura adequada.
A posição não machuca o bebê?
Não, pois a faixa que mantém a criança na posição canguru foi elaborada para conforto do bebê e da mãe.
A mãe pode dormir com o bebê nessa posição?
Sim, desde que esteja apoiada num encosto confortável, ficando semideitada. Dessa forma, o bebê ficará numa posição que evita o refluxo gástrico.
O bebê não corre o risco de sufocar?
Quando o bebê é mantido na posição canguru, tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres.
Há perigo de o bebê escorregar e cair?
Não. Se o bebê estiver bem posicionado na bolsa canguru e a faixa estiver bem ajustada, não há risco algum.
A mortalidade infantil não aumenta com o método?
A proposta do método não é colocar o recém-nascido de baixo peso envolto em sua mãe no lugar de dar-lhe terapêutica adequada. O método implica em mudança de atitude no tratamento do recém-nascido de baixo peso.
Fonte:
Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde. Informe Saúde. Mãe Canguru. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/informesaude/informe212.pdf




