O que é?
Rotavírus é uma doença infecciosa aguda que causa diarréia. O causador da doença é um vírus da família dos Reoviridae, gênero Rotavírus.
É uma das principais doenças diarreicas que leva a morte de crianças menores de 5 anos de idade.
Modo de transmissão
O vírus tem seu modo de transmissão por fezes, contato direto pessoa a pessoa, alimentos e ou água contaminada, objetos ou superfície contaminada, propagação área aerossóis.
A disseminação através de mãos contaminadas é, provavelmente, o meio mais importante da transmissão deste agente, pois favorece a transmissão fecal-oral principalmente em locais onde existem contatos inter-humanos frequentes, como creches e enfermarias pediátricas.
Sintomas
- Vômito abrupto
- Diarreia (aquosa, aspecto gorduroso e explosivo).
- Febre alta
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico por meio da coleta da história e início dos sintomas. Em alguns casos pode ser solicitado o diagnostico laboratorial que é realizado através de exame das fezes, geralmente entre 1º ao 4º dia de doença.
Tratamento
O tratamento cursará de acordo com a conduta médica. Se a criança apresenta diarreia mas sem sinal de desidratação o tratamento pode ser realizado no domicílio.
Oferecer ou ingerir mais líquido que o habitual para prevenir a desidratação: soro caseiro, chá, suco e sopas leves ou solução de reidratação oral (SRO) após cada evacuação diarreica.
Menores de 1 ano devem ingerir de 50 – 100 ml (após cada evacuação diarreica).
De 1 a 10 anos devem ingerir de 100 – 200 ml (após cada evacuação diarreica).
Maiores de 10 anos devem ingerir a quantidade que conseguir aceitar.
- Não utilizar refrigerantes e não adoçar o chá ou suco.
- Manter a alimentação habitual para prevenir a desnutrição: Continuar o aleitamento materno, manter a alimentação habitual para as crianças.
Se o paciente não melhorar em dois dias ou se apresentar qualquer um dos sinais de piora levá-lo imediatamente ao serviço de saúde.
É fundamental para o tratamento adequado a reavaliação pediátrica contínua.
Sinais de Alerta
- Piora da diarreia
- Vomitos repetidos
- Muita sede
- Recusa de alimentos ou mamadas
- Sangue nas fezes
- Redução da urina
Medidas de Prevenção e Controle
A vacinação é a principal medida de prevenção da diarreia por rotavírus. Em 2006, a vacina contra Rotavírus foi incluída no calendário de vacinação no Brasil.
O esquema vacinal consiste na aplicação de 2 doses de vacina Rotavírus humano, aos 2 e 4 meses de idade, sendo que a primeira dose pode ser administrada a partir de 1 (um) mês e 15 dias até 3 (três) meses e 15 dias. A segunda dose pode ser administrada a partir de 3 (três) meses e 15 dias até 7 (sete) meses e 29 dias. Manter intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Manter aleitamento materno por ser um fator de proteção contra as doenças diarreicas.
É importante também a higienização dos alimentos e o consumo de água devidamente tratada.
Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia Prático de Atualização – Departamento Científico de Gastroenterologia. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento, Nº 1, Março de 2017. < Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf> Acesso em 12/12/2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Brasília, 2019 <Disponível em http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/02/Guia-de-Vigil%C3%A2ncia-em-Sa%C3%BAde-2019.pdf> Acesso em 12/12/2020.




