O que é?
As fissuras são alterações do tecido mamilar. No início do aleitamento materno, a maioria das mulheres sentem uma discreta dor ou desconforto no início das mamadas, o que pode ser considerado normal. Porém, mamilos muito dolorosos e machucados, apesar de muito comuns, não são normais.
Além de dor, a mãe pode perceber rachadura, vermelhidão, temperatura da pele aumentada e as vezes esse mamilo pode até sangrar.
Por qual motivo aparece?
As fissuras surgem como resultado da técnica da amamentação inadequada, como por exemplo a pega do bebê incorreta. Muitas vezes isso acontece ainda na maternidade nos primeiros dias pós-parto.
E por isso é importante o aprendizado do posicionamento para o aleitamento, pega correta do bebê nos primeiros dias, porque essa ação vai determinar o sucesso da amamentação nos próximos dias e meses.
Cuidados e prevenção
É importante sempre atentar-se para pega correta do bebê em cada mamada. O Lábio inferior virado para baixo, o queixo tocando a mama, boca bem aberta, aréola mais visível acima do que abaixo da boca da criança, cabeça alinhada com o corpo e a face voltada para o mamilo.
Mudar a posição de amamentação.
Aplicação do leite ordenhado para lubrificar os mamilos após as mamadas.
Uso de cremes ou pomadas a base de Lanolina.
Não faça!
- Não faça fricção nos mamilos com toalhas ou protetores de mamilos.
- Não use sabonetes ou cremes nos mamilos.
- Não use secador para secar os mamilos.
- Banho de sol
- Nunca use casca de banana, pois este é um veículo de bactérias que pode causar uma infecção a Mastite.
OBS: A cicatrização é mais eficiente quando as camadas da epiderme estiverem úmidas.
Referências
FEITOSA, DPRA et al. Tratamento para dor e trauma mamilar em mulheres que amamentam: revisão integrativa de literatura, Nursing (Säo Paulo) ; 22(256): 3160-3164, set.2019. < Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1026022> Acesso em 14/11/2020.
Jornal de Pediatria. Falta embasamento científico no tratamento dos traumas mamilares. < Disponível em http://www.jped.com.br/ArtigoDetalhe.aspx?varArtigo=1017> Acesso em 14/11/2020.




