O que é?
O Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. No caso de recém-nascido é o retorno imediato do leite através da boca e por vezes pelo nariz.
É importante diferenciar episódios de refluxo e golfo. O refluxo geralmente é líquido o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).
Alguns bebês podem apresentar episódios de refluxo em virtude da fragilidade dos tecidos existentes na transição entre o estômago e o esôfago. Na maioria dos casos, o problema desaparece espontaneamente.
Sinais de alerta
- Regurgitação de leite que vem acompanhado de choro e irritabilidade;
- Vômitos em jato e/ou persistentes;
- Distensão abdominal;
- Letargia;
- Fontanela abaulada (Moleira curvada).
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico realizado através do relato dos pais. Baseado no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, o refluxo passa a ser patológico quando implica no ganho de peso da criança, causa anemia e impacta na estatura, vem acompanhado de sangue. Nesses casos demanda tratamento médico.
Tratamento
O tratamento é feito com medicações que aliviam a dor, diminui a produção do ácido e ajuda a cicatrizar o que está inflamado. Porém, cada criança deverá ser avaliada pelo seu médico individualmente, pois há diferentes tipo de tratamento e de resposta. Não inicie ou faça tratamentos sem a supervisão de seu médico!
Prevenção
Não coloque o bebê na cama assim que acabar de mamar. Mantenha-o em pé no colo até que elimine o ar que deglutiu durante a amamentação. Isso também evitará o risco de engasgo.
Referências
Resumo da Diretriz de Prática Clínica de Refluxo Gastroesofágico Pediátrico NASPGHAN-ESPGHAN 2018. < Disponível em https://novapediatria.com.br/resumo-da-diretriz-de-pratica-clinica-de-refluxo-gastroesofagico-pediatrico-naspghan-espghan-2018/>
MINISTÉRIO DA SAÚDE. BVS. Refluxo gastroesofágico, jan/2018. Disponível em < https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2575-refluxo-gastroesofagico>
Sociedade Brasileira de Pediatria. Refluxo gastroesofágico, acesso em 09/01/2020. <Disponível em https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/refluxo-gastroesofagico/>