O nariz é a porta de entrada de grande parte das infecções respiratórias, uma limpeza diária serve de proteção do corpo e também é obrigatório antes de realizar qualquer medicação via nasal.
O que usar para higienizar?
O ideal é utilizar soro fisiológico, pois ele vai auxiliar o mecanismo de limpeza do nariz, removendo as crostas e melhorando a umidade da mucosa nasal.
- Bebês e em crianças que não conseguem assoar o nariz: o indicado é que utilize soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%) líquido.
- Crianças maiores e em adultos: o indicado é utilizar o soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%) em spray.
Como realizar a higiene?
Aplicação deve ser feita conforme a necessidade, geralmente 2 vezes por dia e quando o nariz estiver congestionado o indicado é realizar de 3 á 4 vezes dia.
Não é recomendado utilizar o Soro feito em casa, pois qualquer erro na dosagem do cloreto de sódio pode irritar a mucosa nasal e piorar o problema.
- Bebês e em crianças que não conseguem assoar o nariz: deve realizar limpeza com cuidado, usar uma haste com algodão na extremidade para retirar as secreções da parte mais externa das narinas. Nunca introduzir profundamente a haste, isso pode machucar o nariz do bebê e também empurrar a sujidade para o canal respiratório dificultando a respiração do bebê.
- Crianças maiores: Deve ser realizada higiene com soro em spray e depois peça para criança assuar levemente o nariz. Em caso de obstrução nasal, não se deve assuar o nariz com força (assuar fortemente pode enviar secreções para os ouvidos e outras cavidades).
Lavando o nariz das crianças:
- Promover um ambiente tranquilo
- Explicar para a criança a importância da limpeza do nariz e como você vai fazer essa limpeza
- Aquecer o soro fisiológico ou similar (esfregar o frasco entre as mãos até a temperatura corporal se o soro estiver armazenado na geladeira).
Cuidados com o soro fisiológico
As embalagens em formato em Spray de soro fisiológico foram desenvolvidas para evitar a contaminação. O cuidado é mínimo, apenas deve ser manter em temperatura ambiente. Já os líquidos à indicação é comprar frascos pequenos, deixando em temperatura ambiente e troca-los a cada 7 dias. (não é aconselhado armazenar na geladeira).
Importante: Não deixar o conta-gotas entrar em contato com o frasco de soro (conta gotas deve ser colocado em um pequeno copo com água para higienizar e o que sobrar no do conta gotas deve ser jogado fora).
Fonte:
http://www.sbfa.org.br/portal/comiteMO_parecerdosorofisiologico.pdf