A chegada de uma segunda criança traz mudanças estruturais e organizacionais na família, e, frequentemente, pode afetar emocionalmente o/a filho/a primogênito/a, uma vez que, modifica as trocas afetivas e de interação na família.
É comum que o filho mais velho apresente mudança no comportamento, gerando assim, alteração no seu comportamento, períodos de agressão e confrontação com a mãe e o bebê, e também, problemas no sono, alteração nos hábitos de alimentação e higiene, gerando um aumento nos comportamentos de dependência, demanda e regressão.
Para que a criança seja capazes de desenvolver recursos que a ajude a enfrentar essa situação de crise, se faz necessária a ajuda dos pais, preparando o primogênito para a chegada do novo membro na família. Abaixo você encontra dicas importantes para ajudar nessa fase de transição.
- Evite enrolar a crianças. Assim que descobrir a gestação, dê a notícia e sem desculpas.
- Não obrigue a criança ajudar nas tarefas com o novo bebê.
- Informe sobre a chegada do novo membro à escola/creche, assim eles também ajudarão.
- Evite comprar a criança com presentes e mimos.
- Mantenha a mesma rotina da criança antes da chegada do bebê.
- Deixe que o ele/a expresse seus ciúmes e sua raiva em relação ao mais novo,
porém, ensinado que isso pode ser feito uma forma não violenta.
A criança nasceu, e agora?
Uma das soluções para amenizar o problema é colocar em prática atitudes de apoio, atenção e carinho, para que ele se sinta valorizado.
Os nossos enfermeiros estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas.
Fonte:
Fainguelernt, Tamar; Tosta, Rosa Maria. Torna-se irmão: o imaginário da criança frente a gravidez materna e a chegada de um irmão. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000300010. Acesso em 19/02/2019.