A pele é um órgão de grande importância, que promove proteção e termorregulação. Exerce uma barreira contra toxinas e infecções, mantém a água e o sal do organismo e responde pela sensação tátil.
Preservar a integridade dela é de fundamental importância, especialmente no recém-nascido.
Na higiene do bebê, também devem ser cuidadosamente evitados produtos que
contenham perfumes e corantes (pelo risco de dermatite de contato). Com isso, os pais devem evitar o uso de substâncias não recomendadas pelo médico na pele do bebê. O uso exagerado de medicações cutâneas pode alterar a função da pele, aumentando os riscos de infecção.
Quais os cuidados na hora do banho?
Normalmente, a pele é ácida e está acidez protege contra infecções. O uso de alguns produtos pode alterar o pH, tornando a pele do bebê mais alcalina, e aumentando as chances de infecções.
Para não alterar o pH, o banho do recém-nascido deve ser rápido, evitando o uso de substâncias que removam a camada de gordura da pele.
A água do banho deve ser morna, não havendo necessidade de se utilizar água fervida. Verifique a temperatura da água com a região anterior do seu antebraço. Não há necessidade de comprar termômetro para a banheira, seu tato é um bom indicador.
Recomenda-se que portas e janelas estejam fechadas, para manter a temperatura ambiente evitando que o bebê perca calor.
O primeiro banho do recém-nascido, no hospital, deve ser retardado até haver estabilidade dos sinais vitais. Não é preciso dar banho imediatamente após o nascimento e o vérnix caseoso (a camada de gordura que recobre a pele do recém-nascido) não deve ser removido.
A duração do banho deve ser curta, de no máximo cinco minutos, principalmente, se for usado algum sabonete
Ao dar banho no bebê, tenha o cuidado de manter pelo menos uma das mãos segurando a criança, para evitar acidentes como queda ou afogamento.
“Atenção: como medida de segurança, além de verificar a temperatura da água antes de iniciar o banho, nunca acrescente água quente na banheira. Nunca deixe o bebê sozinho na banheira ou no trocador.”
https://vidasaudavel.einstein.br/dicas-para-o-banho-do-bebe/