quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
HomeGestaçãoAlterações na gestaçãoAparecimento de manchas na pele durante a gestação

Aparecimento de manchas na pele durante a gestação

A gestação é um período muito especial na vida da mulher. É uma fase de descobertas, mas também de mudanças em seu corpo. As gestantes precisam ter cuidado redobrado com as mudanças provocadas na pele devido à ‘dança’ de hormônios que ocorre durante a gravidez. As mais comuns são as manchas escuras, chamadas pelos médicos de melasma, e as tão indesejáveis estrias.

Por que isso acontece?

As manchas gravídicas, de coloração marrom acastanhada, podem ocorrer na maioria das grávidas, principalmente as de pele mais morena, provavelmente devido á alteração de alguns hormônios (estrógeno, progesterona e o hormônio estimulante de melancólico – MSH). Costumam aparecer na face, mamilos, aréolas, genitais e linha do abdome que se transforma em linha nigra.

Caso tenha aparecimento de manchas Claras, importante conversar com o seu médico para uma avaliação e se necessário passar com Dermatologista.

É possível prevenir o aparecimento manchas?

Sim, a prevenção é realizada com o uso de Bloqueadores solares desde o inicio da gestação com alto fator de proteção UVB/UVA. Mas não é 100% porque os fatores genéticos também influenciam no aparecimento. O Uso de clareadores só é indicado apenas após o parto e com orientação médica. O seu uso sem indicação podem causar maiores problemas para a sua pele.

Essas manchas são permanentes?

Elas não são permanentes, mas as células com pigmento tem uma espécie de “memória”, ou seja, mesmo que o pigmento da pele seja eliminado, se houver um novo estímulo solar ou hormonal fabricarão uma nova pigmentação.

Outros cuidados com a Pele:

A grande preocupação é quanto ao cuidado do uso de cosméticos pelas gestantes, pois sabe-se que muitas vezes as substâncias presentes nas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguínea podendo causar danos fetais. Os riscos do uso dos cosméticos é baixo, quando seguido as recomendações médicas, assim não haverá risco para a segurança da mãe ou do feto.

  • Na face, converse com o seu médico sobre produtos que removam as células mortas e estimula o colágeno, além de deixar a pele mais receptiva para a ação dos cremes com ativos hidratantes.
  • No corpo, o cuidado principal é a hidratação intensa da pele, que se inicia com a ingestão adequada de líquidos. O hidratante corporal deve ser aplicado duas vezes ao dia, principalmente nas regiões do abdome, lombar, nádegas, quadris, coxas e seios, sem passar na região dos mamilos.
  • No banho, é indicado o uso de um sabonete glicerinado e a aplicação de um óleo de banho concentrado, antes do último enxágue.

Ressalto que estes produtos atuam parcialmente, já que a estria na gestação é multifatorial e tem como causadores principais a predisposição genética, a idade mais jovem, a presença de hormônios e o ganho de peso.

Fonte:
http://www.sbd.org.br/doencas/melasma/

https://www.sbcd.org.br/pagina/2731

http://www.sbd.org.br/a-gravidez-pede-cuidados-especiais/

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments