Por mais que o fim se aproxima, o seu bebê continua se desenvolvendo a cada instante. Mas, se porventura ele, ou ela viesse nascer hoje, conseguiria sobreviver tranquilamente, pois seus pulmões já estão completamente desenvolvidos. Mas é sempre bom refrisar que o mais importante é se esperar até no mínimo 38 semanas, para ganho de peso e diminuição de riscos.
Conforme seu bebê cresce, ele pode pressionar nervos, que podem trazer sensação de dor ou formigamento na região do quadril. Fale com seu médico e tente relaxar sempre para aliviar.
Tonturas, desmaios são sintomas comuns que podem aparecer nessa fase. Por isso é importante não ficar muito tempo sem comer, e evite levantar depressa. E utilizar roupas confortáveis no calor.
Ao dormir, deite-se para o lado esquerdo, pois o tamanho da sua barriga pode incomodá-la e o bebê pode estar comprimindo a veia cava inferior, ocasionando a sua falta de ar, sudorese fria e enjoo.
Fontes:
MOORE, Keith L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8. ed. Canadá: Saunders Elsevier, 2008. 536 p
MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Gen e Guanabara Koogan, 2014. 750 p




