A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que vive no intestino. Comum em crianças menores de quatro anos, mas também pode ocorrer em adultos.
Nos casos graves, o individuo está sujeito a paralisias musculares, onde os membros inferiores são os mais atingidos.
Quais os sintomas?
A poliomielite pode levar a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida. Consequentemente, a maioria dos casos apresenta o tipo não-paralítico da doença, em que a pessoa não manifesta nenhum sintoma.
A principal causa da poliomielite é a falta de saneamento básico. Com isso, as comunidades menos favorecidas têm um maior risco de contrair o vírus.
A transmissão ocorre principalmente pela água não tratada, alimentos mal lavados, além das fezes e secreções dos contaminados (espirro, tosse, saliva, etc.).
Quando os sintomas podem ser confundidos com os sintomas da gripe e também costumam durar de um a dez dias, são eles:
- Dor na garganta e na cabeça
- Vômitos
- Febre
- Mal-estar
- Dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores)
- Meningite
A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).
E o tratamento?
Não há tratamento específico. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte, como fisioterapia, por exemplo.
Cuidados gerais como repouso rigoroso nos primeiros dias, reduz a taxa de paralisias.
Os nossos enfermeiros estão disponíveis para esclarecer todos as dúvidas.
FONTE:
- Ministério da Saúde. Portal. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite. Acesso em: 22/11/2018.
- Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/poliomielite-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 22/11/2018.