Varizes gera uma preocupação, medo e é uma das preocupações mais frequentes na gestação, este problema está diretamente ligada a circulação e são muitas as razões.
Entenda melhor!
Quando a mulher está grávida, o corpo produz uma quantidade maior de sangue que precisa circular pelas veias, por isso elas tendem a ficar inflamadas, acarretando o aparecimento de varizes.
Além disso, o peso do abdômen faz com que as veias se comprimam, deixando a passagem do sangue muito mais difícil.
Geralmente, as varizes surgem por volta do quarto mês de gestação e podem desaparecer após o parto. Para as varizes já existentes, a situação tende a piorar durante a gravidez.
- Aumento da pressão nas veias das pernas, provocado pela posição do bebê;
- Mudança da consistência do sangue, aumentando o risco de formação de coágulos.
- Aumento do volume de sangue a perda de tonicidade das paredes das veias;
Os principais sintomas são:
-
- Dor na panturrilha ou na coxa
-
- Aumento da temperatura local
-
- Inchaço
- Dificuldade de andar e/ou dor.
Com esses sintomas deve buscar atendimento médico para não ocasionar agravos na gestação.
O aparecimento das varizes também pode vir acompanhado de formigamento, sensação de peso nas pernas e, consequentemente, um cansaço maior.
É recomendado que a gestante:
Faça exercícios
Exercitar-se durante a gravidez vai ajudar o sangue a circular muito melhor no seu corpo e evitará que as varizes permaneçam após a gravidez.
Cuidado com o peso
O peso elevado é um fator agravante para o surgimento das varizes, pois quando se ganha peso, a pressão nas veias fica muito maior e a circulação do sangue fica interrompida em algumas áreas do corpo.
Tome banho com água fria
Evite tomar banho com água quente. Ducha com água fria alivia a tensão e a pressão.
Durma sobre o lado esquerdo
A razão é que a veia cava inferior se encontra no lado direito do corpo. Ao dormir do lado esquerdo, se alivia a pressão no outro lado.
Diminua o consumo de sal
O consumo excessivo de sal faz com que o corpo retenha uma maior quantidade de líquidos que contribuem com o inchaço das pernas e com a pressão nas veias que estão ao redor delas.
Opte pela meia elástica
Uma coisa que vai aliviar a pressão nas pernas é o uso de meias especiais para aumentar a circulação nas pernas. Elas são mais grossas que as meias que usamos diariamente e reativam o fluxo sanguíneo das suas pernas, ajudando a eliminar por completo as varizes.
Fonte:
JUNIOR, Newton de Barros; et al. Gestação e varizes de membros inferiores: prevalência e fatores de risco. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v9n2/04.pdf. Acesso em: 14/02/2019.




