É importante lembrar que cada bebê é único. Não há um consenso sobre quantas vezes o bebê deve arrotar, tampouco sobre o cheiro ou se o volume da eructação (o nome técnico do arroto) deve ser alto ou baixo.
Os bebês arrotam, porque engolem ao mamar, pela sucção da chupeta ou durante a própria respiração. Por isso, um bom arroto pode trazer um grande alívio para a criança.
Cuidado! Às vezes a criança não arrota e deve ser colocada de lado, sobre o lado direito, sempre com a supervisão de um adulto.
Quanto tempo devo esperar?
É indicado aguardar por cerca de 30 à 40 minutos sem balançar após a alimentação.
Posições para arrotar
São três as principais posições mais usadas para colocar a criança para arrotar.
No ombro: coloque o bebê no seu ombro, apoiando o bumbum com seu braço, no mesmo lado. Com a outra mão, dê tapinhas nas costas dele ou faça uma leve massagem.
Sentado: Sente o bebê no seu colo de costas para você e incline o tronco dele para a frente, apoiando-o pelo ombro e no queixo. Dê tapinhas nas costas ou faça uma leve massagem.
No colo, de frente para você: coloque o bebê no seu colo, de frente para você, mas sem erguê-lo até o ombro. Dê tapinhas ou faça massagem nas costas dele.
Fonte:
Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança Menina. 8ª edição. Brasília – DF 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menina.pdf. Acesso em: 30 de jan de 2019.