A saúde bucal durante o pré natal é tão importante como qualquer outro cuidado durante a gestação. Na gravidez acontecem alterações hormonais e isso favorece a proliferação de bactérias e problemas bucais.
Assim que descobrir, é fundamental que, além do pré-natal com o obstetra, a mulher faça também um pré-natal odontológico para que a saúde bucal da gestante seja mantida.
A gengivite (sangramento da gengiva) por exemplo, é muito comum na gestação por variação dos níveis hormonais. Por isso, adote um hábito diário de cuidados com sua saúde bucal. Utilize fio dental diariamente e uma escova de dente macia com creme dental.
Fique atenta! A periodontite é um processo inflamatório que envolve todo o tecido do dente, quando não tratada corretamente pode levar a um parto prematuro e aborto.
Na gestação não é indicado realizar grandes tratamento dentários, por isso, deve manter bons hábitos de higiene. A falta desses cuidados pode causar descalcificação da estrutura de seus dentes, o que os tornará frágeis com a possibilidade de quebra, além da ocorrência de cáries e gengivites.
Conforme o Ministério de Saúde, os problemas bucais mais comuns na gravidez são:
-
- Cárie dentária;
- Erosões no esmalte dentário;
- Sensibilidade e sangramento gengival;
- Mobilidade dentária e outros;
Dicas importantes:
- Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia após as refeições. Isso ajudará a evitar caries e gengivite.
- Fio dental deve ser utilizado pelo menos 1 vez. Deve ser utilizado com cuidado para evitar o sangramento gengival.
- Quando perceber sangramentos frequentes deve buscar atendimento com o dentista para avaliação;
- O uso de enxaguante deve ser sem álcool e preferencialmente sem sabores fortes para não causar enjoos.
Fonte:
LESSA, Iracema Barbosa . Promoção à saúde bucal da gestante. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Corinto, 2013. 30f. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).




