O preservativo masculino é um método de barreira e se bem utilizado é muito eficaz contra a infecção HIV/aids e IST´s como sífilis, gonorréia, herpes genital, hepatites virais, HPV entre outros, além de ser eficiente como método contraceptivo para evitar uma gestação indesejada.
O preservativo masculino é feito com borracha á base de látex e deve ser colocado com o pênis ereto antes da penetração.
Possui uma taxa de falha de aproximadamente 14%. A eficácia é de 97% com o uso perfeito (uso correto e consistente) e 86% com o uso típico.
Onde retirar?
Você pode retirar em qualquer unidade de saúde, e na quantidade que necessitar.
Caso você não saiba onde retirá-los, ligue para o Disque Saúde (136).
Como usar?
Manusear a camisinha é muito fácil. Treine antes, assim você não erra na hora.
Durante as preliminares, colocar a camisinha no(a) parceiro(a) pode se tornar um momento prazeroso.
Basta seguir o modo correto de uso
Principais Cuidados
- Guardar o preservativo em local fresco e seco.
- Nunca abrir a embalagem com os dentes ou outros objetos como tesouras.
- Apertar a ponta do preservativo enquanto desenrola na base do pênis para retirar o ar. Se o reservatório destinado ao sêmen estiver com ar, o preservativo pode estourar.
- Se for utilizar lubrificante, só é permitido lubrificante a base de água, pois a Vaselina e os lubrificantes á base de petróleo podem causar rachaduras e assim o preservativo perde sua eficácia.
- Tirar o preservativo com o pênis ainda ereto
- Usar um preservativo por relação sexual, pois o uso do preservativo por mais de uma vez não previne contra as IST´s e gravidez.
Referências
Marfatia YS, Pandya I, Mehta K. Condoms: Past, present, and future. Indian J Sex Transm Dis AIDS. 2015 Jul-Dec;36(2):133-9 < Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4660551/> Acesso em 31/10/2020.
Ministério da Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Preservativo. < Disponível em http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/preservativo> Acesso em 31/10/2020.